Resolução: Por uma Nova Política de Transportes!

A Juventude do PT sempre esteve na luta por um transporte público de qualidade para a juventude e contra os aumentos abusivos das tarifas, que afetam diariamente toda a população. Em 2011 fomos às ruas denunciar o desgoverno Kassab, que além de aumentar bem acima da inflação e não dialogar com o movimento, não apresentou nenhuma política para o transporte, aprofundando o caos que temos hoje.

Desta vez, apesar do aumento o Governo Haddad vem demonstrando esforços para se discutir um novo modelo.  Além do aumento abaixo da inflação no período, e depois do previsto, traz a tona o debate sobre a necessidade de rever o atual modelo de financiamento e planejamento do transporte público. Lembramos que desde os debates na campanha eleitoral, Haddad afirmou que não teria outra opção a curto prazo que não fosse o aumento, e que este se daria até o índice de inflação. Os esforços em segurar o aumento aguardando a desoneração do PIS/Cofins realizado pela presidenta Dilma, aponta para a perspectiva de uma política de redução das tarifas. Enquanto isso, o Governo Alckmim do PSDB se omite à discussão e não reconhece o problema crônico no Metrô e na CPTM, se negando a repensar o modelo, deslegitimando a discussão e criminalizando os movimentos sociais.

Pela reversão dos aumentos! Rumo à Tarifa Zero!

O Partido dos Trabalhadores sempre lutou por um transporte de qualidade e efetivamente público, basta lembrarmos que a luta pela tarifa zero começou em uma gestão petista na cidade de São Paulo, assim como a luta contra a máfia dos transportes para a implementação do Bilhete Único e reorganização do sistema, que possibilitou o barateamento das tarifas para o conjunto da classe trabalhadora e dos estudantes.

A Juventude do PT, sendo coerente com a história do partido, defende a imediata reversão do aumento das tarifas de ônibus, metrô e trem. 

Entendemos que a mobilidade urbana é um direito fundamental e universal, portanto defendemos a Tarifa Zero para democratizar o acesso e a livre circulação na cidade. Só com a inversão da lógica do transporte chegaremos a tal resultado. A prioridade deve ser o transporte público coletivo, em detrimento do transporte privado.

Algumas medidas como a municipalização da CIDE para o financiamento do transporte público municipal, a destinação de impostos estaduais e a taxação sobre grandes fortunas e propriedades são fundamentais para essa nova perspectiva.

Mas não só!

É preciso questionar imediatamente os lucros das empresas que gerem os serviços de transporte. Faz-se necessário o controle social destes lucros e a revisão dos contratos de forma pública e participativa. Ressalta-se que o aumento da tarifa não resultará diretamente em maiores recursos para a prefeitura e para o Estado, e sim cairá diretamente nos já recheados bolsos dos empresários, que em nada se preocupam com a qualidade do serviço ofertado.

O movimento é de toda juventude!

A juventude é atingida diretamente por esse modelo predatório, mas não fica de mãos atadas. É a juventude, em sua diversidade, que está nas ruas lutando pelo seu direito à mobilidade e à ocupação dos espaços públicos. Não nos calaremos! Somos estudantes, trabalhadores, da periferia e do centro, de diversas organizações ou independentes, e estamos juntos nesta luta fundamental.

Violenta é a polícia do Alckmin!  

Sair às ruas é um direito conquistado com o sangue de muitos lutadores. Não nos furtaremos deste instrumento para demonstrar nossa indignação e cobrar soluções para as mazelas da população. Nossa manifestação é pacífica e busca dialogar com a população, contudo, não podemos tolerar a repressão violenta por parte da Polícia Militar, que já virou rotina em toda e qualquer manifestação. É inegável o viés autoritário comandado pelo Governador do Estado, que despreza o diálogo e as demandas da população.  Se há excessos, partem desta instituição nitidamente orientada para criminalizar a juventude.   

Valorizar o transporte Público para São Paulo não parar!

A JPT Sampa está empenhada em construir uma plataforma em conjunto com os movimentos que discutem a pauta para apresentar à sociedade e ao governo propostas concretas para esta demanda.

A efetivação do Bilhete Único Mensal vai em direção da inversão de prioridade e beneficiará principalmente os trabalhadores e estudantes que utilizam o transporte diariamente.

Queremos ônibus e metrô funcionando 24 horas, garantindo o transporte público aos trabalhadores noturnos e o direito de todos à cidade.

A reversão do aumento da tarifa é a luta imediata e legítima da juventude paulistana!

A Juventude do PT apoia e participa da luta pela redução das tarifas!

Convocamos toda a juventude a se somar as manifestações e lutar por uma Nova Política de Transportes na cidade e no Estado de São Paulo!!

Juventude do Partido dos Trabalhadores da cidade de São Paulo

Publicado em junho 13, 2013, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Muito boa a resolução da JPT Sampa, viu! Tão de parabéns aí a companheirada!
    Já lemos em reunião com a companheirada petista que atua no movimento popular aqui, já compartilhei em face, e agora vamos divulgar pelo nosso blog do Setorial de Economia Solidária do PT DF.
    Também difundimos na lista de emails da zonal do PT Paranoá/Itapoã (DF). Qualquer coisa, visitem lá nosso blog “www.ecosolptdf.blogspot.com.br”. E o link pra postagem é: http://ecosolptdf.blogspot.com.br/2013/06/resolucao-jpt-sampa-por-uma-nova.html
    Vamos colocar o link pra página da JPT Sampa no blog também!
    Saudações petistas e socialistas,
    Marcelo Didonet
    Coordenador Setorial Economia Solidária PT DF
    Membro da Coordenação Regional da Central de Movimentos Populares-DF

  1. Pingback: Aos boquirrotos, parte 2: Resolução da Juventude Petista | Maria Frô

Deixe um comentário